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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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113: Insucesso Escolar - Contributos da Psicologia para uma Região de Elevada Vulnerabilidade

Enquadramento Conceptual: O arquipélago dos Açores é apontado como a região de Portugal com a taxa de insucesso escolar mais elevada, dificultando o cumprimento das metas preconizadas na estratégia 2020 para a educação. Por sua vez, o envolvimento escolar é considerado um fator influente dos resultados dos alunos e protetor de situações de disrupção e abandono. Conjugando estas duas condições, neste estudo caracterizam-se alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário de São Miguel – Açores em termos de variáveis familiares, escolares e psicológicas, com enfoque no envolvimento escolar e na condição de repetência. Situando-nos na ótica da psicologia, pretende-se perceber que meios podem ser colocados ao dispor das escolas e do sistema de educativo para minimizar este flagelo regional.
Objetivos: Caracterizar a situação face à escola de alunos do 3.º ciclo e ensino secundário, com vista a descortinar variáveis, designadamente psicológicas, que possam estar a dificultar o sucesso escolar.
Metodologia: 455 alunos de 15 turmas dos 8.º e 10.º anos de seis escolas do ensino básico e secundário de cinco concelhos da ilha de São Miguel, ilha que reúne mais de metade da população dos Açores.
Resultados: Encontraram-se resultados com diferenças estatísticas entre alunos com reprovação e sem reprovação nas seguintes variáveis psicológicas: assertividade envolvimento escolar, neste designadamente na dimensão comportamental. Os alunos sem reprovação são mais assertivos e menos disruptivos. Resultados em outras variáveis, como a ansiedade ou a inteligência emocional, não foram tão discriminativos.
Conclusão: Parece ser importante apostar na criação de condições favorecedoras de atributos proacadémicos, como a capacidade de iniciar, manter e terminar interações sociais; recusar pedidos; fazer pedidos ou solicitar favores; e expressar sentimentos negativos e positivos, assim como na criação de vínculos à escola, para além do investimento no currículo académico. Tratando-se de variáveis de enfoque psicológico, a ação dos SPOs poderá favorecer mudanças num sentido positivo. Eventualmente, importa repensar o papel a desempenhar por estes serviços num sistema ecológico de minimização de vulnerabilidades.

Author(s):

Marta Tavares    
Universidade dos Açores, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc
Portugal

Suzana Caldeira    
Universidade dos Açores, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc
Portugal

Osvaldo Silva    
Universidade dos Açores, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc
Portugal

 

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