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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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99: A AVALIAÇÃO DAS CRENÇAS MOTIVACIONAIS, EXPECTATIVAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A avaliação das crenças motivacionais, bem como das expetativas e autoavaliação do desempenho na resolução de problemas constitui uma tarefa complexa que carece de instrumentos que permitam estudar e medir os processos envolvidos nestes construtos. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar dois instrumentos validados que permitem medir os construtos supracitados no âmbito da resolução de problemas. A Escala de Crenças Motivacionais para a Resolução de Problemas avalia as perceções dos alunos relativamente à sua eficácia pessoal na resolução de problemas, metas de resultado e a perceção de utilidade deste tipo de tarefas. Esta escala é uma adaptação das Escalas de Autorregulação da Motivação para a Aprendizagem. A Checklist de Expetativas e Avaliação da Resolução de Problemas, adaptado do Diário da Aprendizagem Autorregulada Guiada, mede as expetativas e perceções de autoavaliação dos alunos quanto ao seu desempenho antes e após a resolução de problemas. Neste estudo participaram 384 alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade. Realizou-se uma análise confirmatória dos instrumentos. Os resultados da escala evidenciaram um modelo com um fator (α =.81) representativo das crenças dos alunos relativamente à sua aprendizagem da resolução de problemas. Os resultados da checklist evidenciaram um modelo com um fator (α =.80) representativo das expetativas e da avaliação que as crianças fizeram da resolução de problemas. Concluímos que a escala é adequada para avaliar as crenças e que a checklist serve o seu propósito de medir as expetativas e autoavaliação de desempenho dos alunos nesta faixa etária relativamente à resolução de problemas.

Author(s):

Ana Margarida Veiga Simão    
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal

Paula Ferreira    
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal

Ana Paula Paulino    
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal

Adelina Lopes da Silva    
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal

 

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