Full Program »
98: DINÂMICA EMOCIONAL EM DIFERENTES AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
A comunicação pretende apresentar um estudo em curso sobre a problemática das emoções online em contextos virtuais de aprendizagem. Trata-se dum estudo sobre o design de experiências de aprendizagem online, cujo objetivo é melhorar o bem-estar e a qualidade na aprendizagem, envolvendo na interação e comunicação online os estudantes quer em ambientes formais quer não formais no ensino superior. Pretendendo responder às questões sobre como se caracteriza e relaciona o bem-estar emocional dos estudantes e professores e o envolvimento cognitivo, bem como, quais os fatores emocionais facilitadores e constrangedores do mesmo, em ambientes virtuais que diferem quanto ao grau de abertura e tarefa, pretende-se através da metodologia design-based-research num estudo multi-casos estudar três cenários com graus de abertura variáveis: 1) cenário fechado; 2) um cenário misto Web social; 3) um cenário totalmente aberto na Web. Pretende-se conjugar a ação das duas variáveis independentes: a abertura dos ambientes virtuais e as características da tarefa, divergentes quanto à utilidade e dificuldade, que após a seleção dos cenários de aprendizagem, os vai analisando, produzindo princípios de design e melhoria das soluções implementadas. Os resultados do estudo permitem a caracterização e avaliação da vivência emocional do processo ensino-aprendizagem, através dos discursos virtuais/auto-relato dos aprendentes e professores envolvidos, possibilitando a descrição das emoções e estratégias autorregulatórias, bem como a deteção de fatores facilitadores/constrangedores dum real aprofundamento de significados. A recolha e tratamento de dados é realizada através de questionário e entrevista semi-estruturada, bem como a análise das interações nos ambientes virtuais definidos para cada caso.Author(s):
Teresa Oliveira
Universidade Aberta de Lisboa
Portugal
Lina Morgado
Universidade Aberta de Lisboa
Portugal