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93: ENVOLVIMENTO DE PAIS E PROFESSORES NA ESCOLA: UMA PRÁTICA, OU UMA TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE?
O artigo faz uma análise conceptual do envolvimento de pais e professores em uma escola rural do interior de Pernambuco, na cidade de Vicência, região canavieira. Neste caso, o trabalho situa-se na teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, bem como voltando o olhar para outras pesquisas já realizadas sobre a mesma temática. O objetivo foi o de verificar a relação pais e professores, e como ambos concebem a contribuição deste entrelaçamento para a motivação dos alunos no que diz respeito ao processo ensino/aprendizagem. Para tal, fundamentou-se metodologicamente na análise do discurso de Erni Orlandi de corrente francesa. Foram realizados oito encontros na escola, realização de entrevista semiestruturada, e uma palestra com entidades públicas, ministrada por representantes da Secretaria de Educação e do Concelho Tutelar do município. A pesquisa sinaliza para uma transferência de responsabilidade pelo fracasso escolar. Onde um transfere para o outro a responsabilidade total da não aprendizagem. Que por sua vez, gera um desregramento em cadeia, começando por um distanciamento entre pais e professores, o que compromete a relação escola/comunidade, e sobretudo, a aprendizagem dos alunos, o que notadamente, afrouxa as motivações dos atores que constitui a escola. Concluiu-se, que se faz necessário, que as partes assumam suas respectivas responsabilidades, ao invés de as transferi-las. Portanto, a pesquisa sugere que a relação entres as partes conclama a presença de mediações dialogais.Author(s):
JOEL SEVERINO DA SILVA
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