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91: UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA PARCERIA POSSÍVEL
A interação entre as universidades e as escolas de educação fundamental, é incentivada pela legislação vigente no Brasil. No cotidiano, infelizmente, essa relação esbarra em alguns problemas como calendários escolares desencontrados e recursos escassos nas instituições. Esse trabalho tem como objetivo apresentar atividades realizadas por uma escola pública de educação fundamental no Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. A partir de 2013, a Escola Municipal Professor Walter Russo de Souza estabeleceu uma relação espontânea com a universidade que teve como elos o professor de ciências da escola, egresso da UFRJ, e uma pedagoga que trabalha em um dos campi da instituição. Os resultados se apresentam de várias maneiras. Itens da Coleção de Empréstimo do Museu Nacional/UFRJ são usados para realização das Feiras de Ciência anuais da escola. Também anualmente, parte dos alunos da escola participa de atividades científicas promovidas pelo Campus Xerém, que fica localizado no mesmo município da escola – Duque de Caxias. Já o Horto Botânico do Museu Nacional/UFRJ realiza atividades para as turmas do sétimo ano de escolaridade, quando a Botânica é parte integrante do curriculum. Esse diálogo entre a universidade e a escola favorece todos os envolvidos. A escola consegue apresentar materiais, espaços e atividades diferenciadas a seus alunos. Além da motivação, natural nesse tipo de atividade, os alunos ampliam seu universo de conhecimento e podem perceber a universidade como um caminho possível. A universidade realiza uma atividade de extensão, que é fundamental, pois deve se apoiar na tríade “Ensino, Pesquisa e Extensão”. Os bolsistas, estudantes da universidade, passam a conhecer a realidade da educação fundamental, onde trabalharão futuramente. É nossa intenção que essa parceria prossiga e acreditamos que as políticas públicas devem incentivar encontros como esse. No caso apresentado, não há uma fórmula definida, mas nos parece importante que, dentro de suas possibilidades, as escolas de educação fundamental e as universidades estabeleçam constante parceria.Author(s):
Fatima Denise P. Fernandes
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brazil
Sebastião Fernandes Raulino
Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias
Brazil