Full Program »
90: A interface Avaliação Externa e ensino de Língua Portuguesa na perspectiva da Análise Linguística.
Atualmente, os estudantes estão apresentando desempenho insatisfatório nas avaliações externas (AE) em Língua Portuguesa (LP), colocando em pauta a importância do trabalho com a perspectiva de gênero nas interações sociais e nos convidando a refletir sobre a pertinência e a urgência dos docentes repensarem a sua responsabilidade no desenvolvimento de competências de leitura e de escrita. É necessário que o ensino de LP esteja fundamentado na prática da Análise Linguística (AL), que corresponde a uma reflexão crítica das questões tradicionais da gramática normativa e da produção textual no que concerne à coesão e à coerência interna do texto e a adequação do texto aos objetivos pretendidos, englobando os estudos gramaticais, mas a partir de um novo paradigma, na medida em que os objetivos alcançados correspondem a outros aspectos não condizentes ao proposto pela gramática normativa.Diante disso, este estudo propõe pesquisar a relação entre as avaliações internas e externas. Buscamos responder questões como: essas avaliações estão em diálogo? Como os instrumentos utilizados nas AE são entendidos, interpretados e utilizados nas aulas de LP?Como o trabalho do professor com a AL pode levar os alunos a apresentar melhores resultados nas AE?
Realizamos uma pesquisa de natureza interpretativista, tendo como corpus itens utilizados nas avaliações externas, atividades realizadas por professores e de livros didáticos e entrevistas com professores do Ensino Fundamental.
Como resultado parcial de nossa pesquisa, percebemos que as avaliações externas e internas necessitam entrar em diálogo. O trabalho do professor de LP precisa estar focado na AL, levando os alunos a desenvolver habilidades e competências necessárias para um melhor desempenho acadêmico.
Author(s):
Thenner Freitas da Cunha
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Brazil
Thais Fernandes Sampaio
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Brazil