Full Program »
87: projetos em arte: uma proposta para aprendizagem da linguagem da dança na escola
Este texto relata a utilização de projetos artísticos educativos no ensino básico da escola pública, no estado e cidade de São Paulo, Brasil, como uma possibilidade de intervenção no espaço escolar.Estas ações são realizadas pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação - GPDEE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, que desenvolve pesquisas em que o olhar do observador se volta para atuação do professor junto aos seus alunos. Nessa perspectiva importa ao pesquisador investigar como tais ações promovem ou não, motivação para aprendizagem dos alunos.
Aqui apresentamos como esses projetos se desenvolvem, desde o contexto que se inserem, quais as metodologias de trabalho empregadas e quais as respostas dos alunos sobre a experiência vivida (Larrosa, 2013). Essas experiências estéticas são motivadoras para apreensão das linguagens artísticas, especificamente da dança pelos alunos?
Ao longo dos dez últimos anos, temos interferido por meio dessas práticas artísticas educativas com aceitação da estrutura organizacional no âmbito das Secretarias de Estado e Municipal de Educação, da gestão escolar - diretores, coordenadores; pelo envolvimento dos professores e funcionários, da comunidade constituída pelos pais e responsáveis e principalmente pelos alunos que apoiam e participam desse fazer com sugestões e críticas, o que potencializa transformações a cada novo projeto.
Author(s):
Kathya Maria Ayres de Godoy
Universidade Estadual Paulista - UNESP
Brazil