Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

86: AS PECULIARIDADES DA MOTIVAÇAO PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA 11a E 12a CLASSES DA CIDADE DE QUELIMANE

No comportamento humano existem duas partes funcionalmente interligadas: impulsora e reguladora. A impulsão garante a activação e vector do comportamento, enquanto que a regulação responde pela maneira como esse comportamento se manifesta desde o inicio até ao fim de cada situação em concrecto. Estes conceitos, dentre outras, englobam em si noções sobre necessidades, interesses, objectivos, intenções, aspirações, motivos que o individuo possui, sobre factores externos que o obrigam a proceder de determinada forma, sobre a gestão da actividade no processo de sua realização. Partindo do principio de que a aprendizagem é por norma, a principal actividade de alunos da 11a e 12a classes e que, consequentemente, os motivos que a impulsionam devem ter consideravel importância para estes alunos, colocou-se como objectivo da pesquisa, identificar a motivaçao para aprendizagem de alunos da 11ª e 12a classes. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como um experimento de constatação, apoiando-se no método psicodiagnóstico, pressupondo uma análise qualitativa e quantitativa dos dados empiricos colhidos por via do metódico “estudo da motivaçao escolar para alunos fianalistas” de M.I. Lukyanova. Um questionário composto por seis dimensoes: de aprendizagem; social; posicional; avaliativo; de jogos ou brincadeiras; externo. Resultados preliminares obtidos no processo indicam que a esfera motivacional dos alunos é dinâmica. Ela é determinada por uma serie de factores de carácter tanto objectivo como subjectivo. O motivo dominante identificado foi o motivo avaliativo, que se fundamenta na necessidade de reconhecimento social e aprovação dos mais velhos.

Author(s):

Jose Matemulane    
Universidade Pedagogica de Moçambique, delegaçao de Quelimande
Mozambique

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC