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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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85: ENVOLVIMENTO E COMPOSIÇÃO ESCRITA

Resumo
Enquadramento Conceptual: O conceito de envolvimento dos alunos na escola é atualmente considerado essencial para se perceber o desempenho académico. Através das suas dimensões (cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa) inclui aspetos decisivos na composição escrita, nomeadamente aqueles que se relacionam com a autorregulação, considerada um dos elementos chave na redação de textos.
Objetivos: Pretende-se saber em que medida o envolvimento dos alunos se relaciona com as suas competências de escrita de textos argumentativos.
Método: A amostra foi constituída por 218 alunos, de ambos os sexos (52,3% masculinos e 47,7% femininos), do 9.º ano de escolaridade de três agrupamentos de uma cidade do centro de Portugal. Os dados foram recolhidos em contexto de sala aula através: 1) do questionário Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE) (Veiga, 2013), o qual revelou boas qualidades psicométricas; 2) de uma composição escrita de um texto argumentativo, cuja avaliação, realizada por dois avaliadores independentes, incidiu na sua qualidade global e no número de elementos estruturais (apresentação do tema e tomada de posição, argumentos a favor e contra, justificações e exemplos, refutação e conclusão).
Resultados: Foi encontrada uma associação significativa entre o envolvimento dos alunos na escola (resultado global e dimensão cognitiva) e a qualidade global da escrita, não se verificando qualquer relação significativa com a estrutura. Ao analisarem-se os agrupamentos de escolas, verificou-se que naqueles que agregam predominantemente alunos de meios socioeconómicos e socioculturais mais desfavorecidos não se encontra nenhuma relação significativa entre envolvimento na escola e escrita (avaliação global e estrutura). Porém, tratando-se de alunos de meios mais favorecidos, a avaliação global surge significativamente relacionada com o resultado global do EAE (r = .342, p < .001) e com as dimensões cognitiva (r = .302, p < .001) e agenciativa (r = .201, p < .05).
Conclusão: Este estudo, incidindo no envolvimento dos alunos na escola e no desempenho numa área académica específica, i.e., a composição escrita, revela que existe uma relação entre os dois que, no entanto, é mediada por outras variáveis, como aquelas que se prendem com o nível sócio cultural de origem. Investigação que aprofunde estas relações são necessárias no futuro.

Palavras-chave: envolvimento na escola, autorregulação, composição escrita, texto argumentativo

Abstract
Conceptual Framework: The construct students’ engagement in schools is at present time an essential one in order to understand academic success. Through its dimensions (cognitive, affective, behavioral and agentic) it includes fundamental features to written composition, including those related with self-regulation, a key element in written discourse.
Purpose: We want to know how students’ engagement is related with their competencies to write argumentative texts.
Method: The sample consisted of 218 students of both sexes (52,3% male and 47,7% female), of 9th grade, from three urban schools. Data were collected in classroom context through: 1) the questionnaire Student’s Engagement in School (SES) (Veiga, 2013) which showed high psychometric qualities; 2) an argumentative text composition that was scored by two independent evaluators for overall writing quality and for number of structural elements (introduction to the topic, taking a side, arguments in favor and against, justifications, examples, refutation, and conclusion).
Results: It was found a significant association between students’ engagement in schools (total score and cognitive dimension) and overall writing quality, but not between students’ engagement in schools and number of structural elements. Analyzing the different schools, it was found that in those that included students of lower socioeconomic and sociocultural status no significant association appeared between students’ engagement and text writing (overall writing quality and number of structural elements). However, in higher socioeconomic and sociocultural students there was a significant association between overall writing quality and SES’ total score (r = .342, p < .001) and also between overall writing quality and cognitive (r = .302, p < .001) and agentic (r = .201, p < .05) dimensions.
Conclusion: The present study centered in students’ engagement in schools and in a specific subject matter, i.e., written composition, shows that there is a relation between both variables. However it also shows that this association is mediated by other variables, such as those related with students’ sociocultural context. In future studies it will be useful to deepen research in order to understand better how students’ engagement is related with written composition.

Author(s):

Maria Prata    
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-Universidade de Coimbra
Portugal

Maria Isabel Festas    
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-Universidade de Coimbra
Portugal

Albertina Oliveira    
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-Universidade de Coimbra
Portugal

Feliciano Veiga    
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Portugal

Sara Ferreira    
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-Universidade de Coimbra
Portugal

 

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