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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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84: MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL: UM CAMINHO PARA A ASCENSÃO SOCIAL

A educação formal perpassa diferentes dimensões humanas, o fazer pedagógico tende a interferir diretamente na realidade social de um sujeito. Diante desse pressuposto, a escola assume um importante papel de instruir e inserir socialmente o sujeito, mas para isso é necessário o fortalecimento da tríade escola- família- sociedade, entretanto, muitas vezes, essas instituições sociais parecem não compartilhar dos mesmos objetivos, desencadeando conflitivas socioeducativas. Na tentativa de conhecer os reais motivos que mobilizam os pais/responsáveis de alunos das camadas socais amazonenses menos favorecidas à inserção, frequência e permanência de seus filhos na escola pública, realizou-se uma pesquisa de campo, norteada pela epistemologia qualitativa. Adotou-se como método o materialismo histórico- dialético, bem como, utilizou-se como instrumento de coleta de informações a entrevista dialogada esboçada por Rey (2005), a qual foi aplicada a 2 (dois) sujeitos, sendo um residente na da região rural e outro, na área urbana da cidade de Manaus; ambos mães de estudantes. Os resultados alcançados foram: as genitoras possuem concepções semelhantes quanto à relevância e a facilidade do acesso escolar por seus filhos, a possibilidade da ascensão profissional e social por meio da escolarização, a manutenção das políticas públicas de distribuição gratuíta do livro didático e acreditam que seus esforços serão recompensados futuramente, no entanto, divergem com relação à função da escola, as dificuldades enfrentadas, no tocante a manutenção e permanência de seus filhos no âmbito escolar e creem que seus filhos têm distintas oportunidades. Portanto, a realização do estudo favoreceu a compreensão dos pesquisadores das motivações de pais/responsáveis tanto da zona rural quanto da zona urbana do Estado do Amazonas, na perspectiva de adotar políticas públicas educacionais específicas para cada realidade social brasileira.

Author(s):

JOÃO RAIMUNDO DA SILVA JUNIOR    
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS
Brazil

DILMA ANTUNES SILVA    
UNIFESP/ PUCSP
Brazil

 

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