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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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64: DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL E RENDIMENTO ACADÉMICO NA INFÂNCIA: ESTUDO EXPLORATÓRIO DO EFEITO DAS ZONAS GEOGRÁFICAS

As crianças constroem representações sobre si e o trabalho e identificam atividades em que obtêm bom desempenho. As experiências e os resultados académicos das crianças têm ainda impacto em processos de carreira futuros. Contudo, estudos comparativos entre zonas geográficas no desenvolvimento vocacional e rendimento académico são escassos. Este estudo exploratório pretende analisar o efeito de zonas geográficas no desenvolvimento vocacional e rendimento académico de crianças, considerando a sua estabilidade no 2.º ciclo. Participaram 429 crianças de ambos os sexos (Midade=10.23, DP=.50) de zonas norte e centro de Portugal, durante quatro momentos no 2.º ciclo. Avaliaram-se indicadores de desenvolvimento vocacional com o Inventário de Exploração de Carreira na Infância, Escala de Desenvolvimento de Carreira na Infância e Escala Multidimensional de Autoeficácia Percebida, e obtiveram-se classificações escolares das crianças. A MANOVA bifatorial mista sugeriu que crianças da zona norte apresentam níveis de desenvolvimento vocacional significativamente superiores do que crianças da zona centro, durante o 2.º ciclo. Testes de Mann-Whitney sugeriram um rendimento académico similar no início e final do 2.º ciclo, mas indicaram diferenças nos momentos intermédios, com resultados mais elevados para crianças da zona centro. Estes resultados sugerem um efeito da zona geográfica no desenvolvimento vocacional de crianças, estável no 2.º ciclo. Contudo, as diferenças entre zonas geográficas no rendimento académico não se mantêm no tempo. Estudos futuros poderão recorrer a amostras mais alargadas para aprofundar conhecimento sobre a variabilidade geográfica a nível vocacional e académico. Esse conhecimento poderá sustentar a adequação contextual de práticas nacionais psicológicas e educacionais.

Author(s):

Íris M. Oliveira    
Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Portugal

Maria do Céu Taveira    
Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Portugal

Erik J. Porfeli    
Northeast Ohio Medical University
United States

 

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