Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

63: DIVERSIFICAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PARA ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

Os estudantes possuem demandas diferentes quanto às formas de se ensinar e de aprender, e para que o processo de ensino aprendizagem seja eficiente, o educador deve se basear em diferentes maneiras de transmitir os conteúdos, buscando sempre a atenção e o envolvimento do aluno, para que eles consigam identificar e assimilar as informações e construir conhecimentos. Sabemos que isto representa um desafio diante dos vários contextos encontrados nas escolas brasileiras, desde pela falta de infra-estrutura, de recursos, ou de formação dos educadores, porém as boas práticas devem ser divulgadas e incentivadas dentro do contexto educacional, para que possamos ter um desenvolvimento dos nossos estudantes. Desta forma, este trabalho procura analisar o envolvimento dos alunos quando o educador utiliza diversificados recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem, buscando identificar quais recursos os alunos mais se envolvem e quais deles são mais significativos para sua aprendizagem. Esta pesquisa tem um paradigma qualitativo, mas utiliza alguns dados quantitativos para chegar às suas conclusões. Possuindo também características de um estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma turma do curso de Agropecuária, com 25 alunos, de um Instituto de Ensino Federal, na qual uma educadora durante o período que ministrou sua disciplina, utilizou-se de vários recursos didáticos intencionalmente para verificar os gostos e envolvimento dos alunos, a avaliação foi realizada durante todo o período e no fim da disciplina foi aplicado um questionário no qual os alunos avaliaram os recursos utilizados. Com esta pesquisa foi possível identificar os recursos didáticos que houve um maior envolvimento dos alunos, como a visita técnica e os seminários,assim como também foi possível identificar os recursos didáticos que mais contribuíram para aprendizagem dos alunos: os slides com apresentação do conteúdo, imagens, e jogos educativos. Portanto, com esta pesquisa observou-se que os estudantes envolvem-se muto mais quando se utilizam estratégias que saem da normalidade do que é utilizado diariamente nas aulas. Foi possível também concluir que os estudantes consideram os recursos tradicionais importantes para sua aprendizagem, mas sentem-se muito empolgados quando fazem utilização de recursos diferentes.

Author(s):

DAYANE DA SILVA RODRIGUES DE SOUZA    
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
Brazil

BRUNO DIAS ALBUQUERQUE    
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
Brazil

KLEBER KROLL DE AZEVEDO SILVA    
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC