Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

60: Clubes comunitários: Resultados preliminares de uma intervenção de carreira no ensino secundário

O desenvolvimento de carreira na adolescência é caracterizado pelo envolvimento na exploração, que sustenta a tomada de decisão, o compromisso com um projeto de vida, a construção da identidade e a adaptabilidade de carreira. Contudo, as intervenções de carreira na adolescência têm sido frequentemente implementadas em momentos de tomada de decisão. Considerando a necessidade de promover o desenvolvimento de carreira dos adolescentes, este estudo pretende descrever a intervenção de carreira Clubes Comunitários e analisar o seu impacto em variáveis de carreira a académicas. Esta intervenção inicia-se no 10.º ano escolar e procura promover o desenvolvimento de competências de carreira e a instrumentalidade percebida dos conteúdos escolares, dos adolescentes. A intervenção foi conduzida com 37 adolescentes de ambos os sexos, de duas escolas de Vila Nova de Famalicão (Midade=15.38, DP=.64). Para avaliar os resultados da intervenção, obtiveram-se as classificações escolares dos alunos e administraram-se a Escala de Adaptabilidade de Carreira e a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, antes e após a intervenção. Os resultados do teste t para amostras emparelhadas sugeriram que os alunos apresentaram um rendimento académico significativamente superior no pós-teste do que no pré-teste. Os resultados da MANOVA para medidas repetidas indicaram que os alunos registaram ainda níveis de preocupação, curiosidade, confiança e envolvimento agenciativo na escola superiores no pós-teste do que no pré-teste. Este estudo sugere um impacto positivo dos Clubes Comunitários em variáveis de carreira e académicas. Estudos futuros poderão continuar a testar a eficácia desta intervenção com amostras mais alargadas e num design quasi-experimental.

Author(s):

Maria do Céu Taveira    
Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Portugal

Íris M. Oliveira    
Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Portugal

Cristina Cruz    
Externato Delfim Ferreira
Portugal

Helena Fonseca    
Alfacoop
Portugal

Cláudia Costa    
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC