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59: Educação Formal e Educação Não Formal: Em busca de novas leituras
Leituras tradicionais nos apresentam: educação informal, educação formal e educação não formal. A educação informal se apresenta no cotidiano, a educação formal está diretamente ligada ao sistema educativo e a educação não formal está originalmente vinculada a museus, centros de ciências, bibliotecas e outros espaços onde seja possível promover ações educativas. Essa divisão, entretanto, parece não refletir o momento atual da educação. Esse trabalho tem como objetivo identificar novas possibilidades de leitura sobre esse tema. O processo educativo é permanente, natural, mas o que aprendemos muda de acordo com as informações recebidas e o ambiente a qual estamos submetidos. Algumas observações partem da vivência em escolas públicas de educação fundamental em um município da área metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A escola tem o compromisso de cumprir todas as normas do sistema educativo vigente. A partir do que ela ensina, os alunos são avaliados em provas nacionais e internacionais, concursos de ascensão dentro e fora do sistema educativo. Com intenção de manter os alunos na escola, atividades lúdicas, esportivas e de geração de renda são implantadas no espaço escolar. São “oficinas” de capoeira, judô, artesanato, estética, entre outras. Atividades motivadoras, mas que não se enquadram exatamente na categoria de educação formal. É preciso reconhecer que, se a educação informal acontece de forma natural, ela acontece em todos os lugares, inclusive na escola. Refletir sobre esse tema é importante para estabelecer as funções da escola e buscar parcerias produtivas entre a escola e outros espaços educativos.Author(s):
Fatima Denise P. Fernandes
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Brazil