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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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51: O ENSINO DE CONTEÚDOS ESCOLARES: AS LÍNGUAS

Pretendemos recuperar a memória do fazer pedagógico e didático da / na aula de línguas, em especial a de Português, pela conceptualização da disciplina e pela teorização dos seus conteúdos. Trata-se de uma património apreciável e raramente apreendido por professores e alunos.
Em primeiro lugar, observaremos o surgimento das matrizes da disciplina, inicialmente, sob influência francesa e depois alemã. Aí se encontra uma didática elementar, espalhada por “Observações pedagógicas” inseridas no final dos programas de cada ano. E isso era suficiente, num tempo em que a didática se desprendia das práticas de aprendizagem seguidas pelo docente, no pressuposto intuído de que, se elas haviam resultado consigo, resultariam, também, com os seus alunos.
Em segundo lugar, pontuaremos a investigação produzidas nas últimas décadas, quando a didática anterior se foi afastando do horizonte de docentes e discentes, sem contudo encontrar substituto credível. Tal facto deveu-se às mudanças profundas da sociedade, refletidas na escola, de modo inapercebido, das quais a menor não terá sido a massificação da população escolar. Desenvolve-se, a partir de então, uma investigação didática, pelos campos da gramática, do vocabulário, da escrita, da leitura, da literatura dos programas e do próprio exame, na busca de superação da insatisfação generalizada.
Por último, apresentam-se algumas pistas para a renovação das práticas didáticas, como aplicações possíveis, por professores e interessados na matéria.

Author(s):

José Esteves Rei    
UTAD e UniCV
Cape Verde

 

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