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46: ATITUDES DOS JOVENS ALUNOS FACE A SI PRÓPRIOS E AO AMBIENTE: UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
Enquadramento Conceptual: O estudo das atitudes face ao ambiente tem vindo a ganhar notoriedade nos últimos anos, à medida que os problemas ambientais se agravam. Contudo, os estudos empíricos referem a necessidade de aprofundamento das investigações. Entender a imagem que os jovens têm de si próprios poderá produzir importantes contributos para a melhoria do ensino e da educação ambiental. Objetivos: Apresenta-se um projeto de pesquisa que procura encontrar respostas para o seguinte problema de investigação: Como se caracterizam as atitudes dos jovens face ao ambiente e a si próprios (autoconceito), como se relacionam entre si estas variáveis e quais os seus fatores? A metodologia seguirá uma abordagem quantitativa, com utilização do SPSS e realização de análises correlacionais e diferenciais. A amostra será constituída por cerca de 1200 estudantes, de ambos os sexos, do 7.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade, metade do interior (Bragança) e metade do litoral (Caldas da Rainha). Os dados serão recolhidos através de um inquérito que inclui os instrumentos: o “Environmental attitude inventory” (EAI-24), de Milfont & Duckitt (2010), a Escala de Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente, de Martins & Veiga (2001), e a Escala “Autoconcepto Forma 5” (AF5), de García & Musitu (2014). Resultados: Espera-se que os elementos encontrados permitam proceder à caracterização das atitudes analisadas e espera-se encontrar relações consistentes entre as atitudes face ao ambiente e o autoconceito, assim como informação relevante que permita entender os fatores de que dependem.Author(s):
Maria da Conceição Martins
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
Portugal
Feliciano Henriques Veiga
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal