Full Program »
38: (Re)Integrar com as Artes
A arte tem uma grande importância na educação, pois tem um contributo muito particular no desenvolvimento do individuo e do seu sentido crítico e afetivo. Para a vida da criança é muito importante, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo e da sua criatividade, mas também para a construção da sua poética pessoal.A arte ocupa um espaço entre o sonho e a realidade. Espaço esse privilegiado para a transição entre o cognitivo e o afetivo, ou ainda, entre o consciente e o inconsciente. A criança pensa por imagens, dado que acede diretamente a estas, por isso a comunicação pelas linguagens artísticas (literatura, dança, música, teatro, desenho, pintura…) é facilitada e a criatividade da criança deve ser trabalhada/desenvolvida. Começa a compreender melhor o mundo que a rodeia, através de experiências e de situações que vai descobrindo e vivenciando. Mas a arte também colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas de conhecimento, tais como a matemática, as línguas, a história, a geografia, entre outras. As Escolas têm assim um papel relevante para o pretendido. O Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro de Boticas, criou “espaços” de aprendizagem diversificada, em contexto não formal, que se cruzam, tornando o aluno protagonista de um processo que conta com diferentes dimensões, nomeadamente a cívica, artística, estética, poética, cognitiva, afetiva e ética, devolvendo desta forma um pouco mais às Artes, promovendo desta forma a relação que o aluno tem com a Escola. Assim, do ensino pré-escolar ao 9º ano, incluindo a educação especial, a promoção das Artes é uma realidade, recorrendo a várias oficinas/projetos ligados aos conceitos de forma, cor, imagem, movimento…
Pretende-se com esta comunicação dar a conhecer estas dinâmicas, tão necessárias para a motivação do aluno.
Author(s):
Ana Luisa Pires Monteiro
Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, Boticas
Portugal