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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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MOTIVAÇÃO PARA A COMPETÊNCIA, DESEMPENHO DOS ALUNOS E SUCESSO ESCOLAR

Partindo da noção de competência, aplicável a vários níveis, do concreto ao abstrato e do específico ao compósito, assumiu-se a noção de competência enquanto conjunto de perceções, juízos, conceções e avaliações dos sujeitos acerca das suas capacidades pessoais, organizadoras da realização e do desempenho, discutindo-se o papel das conceções pessoais de inteligência no sucesso escolar, segundo dois enfoques – estático e dinâmico –, teorizados na Psicologia com referência a vários parâmetros, entre os quais a inteligência.
Mais ainda, procura-se demonstrar que a idade/ano de escolaridade, enquanto elemento apreciador do desenvolvimento, e o género e o nível socioeconómico, enquanto elementos de diferenciação dos contextos de existência dos indivíduos, podem influenciar as suas conceções pessoais de inteligência, através de um conjunto de estudos transversais e longitudinal com mais de 2000 alunos no contexto escolar português.
Em suma, temos como objetivo apresentar uma síntese de reflexões e de estudos no domínio das teorias ou conceções pessoais de inteligência de alunos, nomeadamente os de nossa autoria, com amostras do 5º ao 11º ano de escolaridade, abrangendo o 2º e o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, refletindo sobre as suas aplicações práticas sob a forma de propostas e medidas de intervenção psicopedagógica, na senda da promoção do desempenho e do sucesso escolar de todos alunos.

Author(s):

Luísa Faria    
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade do Porto
Portugal

 

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