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As comunidades de aprendizagem e o empenhamento dos alunos
Perante a desmotivação crescente que a escola provoca, procurarei que, juntos, nos aventuremos numa reflexão em busca de outros caminhos para uma aprendizagem escolar menos marcada pelas didáticas da instrução explicadora que subjugam a educação escolar desde o século XVII.Evocarei o trabalho de psicólogos da educação e da cultura, herdeiros da psicologia historicocultural de Vigotsky, e, mais concretamente, os promotores de estudos socioculturais pós-vigotskianos. Eles procuram estudar formas mais espontâneas de aprender em comunidades familiares ou em outras comunidades de prática social, como contributos para romper com uma gramática única e homogénea de escolarização e proposta de alternativas fundadas em estudos académicos e no conhecimento crítico emergente das práticas profissionais dos próprios docentes.
Aproveitarei para lembrar alguns princípios estruturais do trabalho pedagógico no Movimento da Escola Moderna Portuguesa, como manifestação de um diálogo reflexivo continuado, entre um olhar sobre as suas práticas e os discursos produzidos por esses investigadores do campo sociocultural, da antropologia à psicologia da educação e da cultura.
Author(s):
Sérgio Niza
Movimento da Escola Moderna
Portugal