Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

A aprendizagem do aluno como foco do desenvolvimento profissional do professor: Potencialidades e problemas dos estudos de aula

O estudo de aula é um processo de formação que decorre num contexto eminentemente colaborativo e que leva os professores a refletirem sobre a sua prática profissional. Trata-se de uma atividade que envolve quatro momentos principais: indentificação de um problema recorrente na aprendizagem dos alunos, planeamento de uma aula visando ultrapassar o problema anteriormente identificado, observação dessa aula e reflexão pós-aula/seguimento. Nos estudos de aula realizados pela nossa equipa, o nosso objetivo é aprofundar a reflexão dos professores participantes sobre a natureza do trabalho a realizar na sala de aula, incluindo as tarefas a propor, os processos de raciocínio dos seus alunos e a comunicação a estabelecer ente todos os intervenientes. Procuramos, assim, contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores em estreita ligação com o desenvolvimento das capacidades dos alunos. Apresento exemplos de estudos de aula realizados em diversos níveis de ensino, tanto em zonas rurais como na cidade de Lisboa e que mostram como os estudos de aula podem dar um significativo contributo para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre professores e para a sua valorização da reflexão, ao mesmo tempo que proporcionam aos professores um olhar mais atento sobre os processos de raciocínio dos seus alunos e a reconhecer melhor as suas capacidades.

Author(s):

João Pedro da Ponte    
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC