Full Program »
ENVOLVIMENTO EM ADULTOS E JOVENS ADULTOS: AUTOCONCEITO, SAÚDE MENTAL E DESEMPENHO
O envolvimento dos alunos nas escolas (EAE) tem sido visto como uma solução para os problemas do baixo desempenho académico. Trata-se de um construto multidimensional que inclui dimensões várias, conforme as perspetivas teóricas e investigativas. Menos estudado tem sido o envolvimento de estudantes adultos ou jovens adultos, quer em situação de ligação à instituição de ensino, quer em contextos da sua implicação laboral. Neste simpósio, são apresentados quatro estudos, todos eles com utilização de instrumentos semelhantes e de variáveis próximas, com amostras distintas, mas todas constituídas por jovens adultos ou adultos. Os dados foram recolhidos recentemente, em contexto de sala de aula, com utilização sistemática de elementos da Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional - EAE-E4D, de Veiga (2013). Especificamente, procede-se à apresentação dos seguintes estudos: Military Engagement, Self-Concept and On-Base Living; Envolvimento, Autoconceito e Formação - Um Estudo com Educadores de Infância em Angola; Envolvimento na Escola e Saúde Mental dos Estudantes de Ensino Superior; Autoconceito e Rendimento Académico em Estudantes do Ensino Superior. Estes vários estudos ampliam a validade das escalas utilizadas, destacam a existência de relações significativas entre o EAE e distintas variáveis -- pessoais, académicas e laborais --, permitem extrair implicações educacionais, bem como sugestão de novos estudos.Author(s):
Feliciano H. Veiga
Instituto de Educação - UL
Portugal
Ana Sílvia Bernardo Vinhas Frade
Instituto de Educação - UL
Portugal
Genoveva Augusta dos S. Borges
Instituto de Educação - UL
Portugal
Filomena Covas
Escola Superior de Educação de Lisboa
Portugal
Marta Tagarro
Escola Superior de Educação de Santarém
Portugal