Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

371: PAPEL DAS INTERVENÇÕES DE CARREIRA NA PROMOÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA

Com a aproximação da taxa de desemprego nacional a 12.5%, manter os alunos na escola, promover o seu envolvimento e facilitar a tomada de decisão de carreira, são fundamentais para as instituições de ensino em geral, e instituições de ensino superior, em particular.
O planeamento de carreira pode fornecer uma fonte externa de motivação que ajuda os alunos a compreender a ligação entre “fazer bem” na escola e ter oportunidades mais tarde na vida, aumentando assim o envolvimento da escola (Lapan, 2004). Vários estudos (e.g., Kuh, Cruce, Shoup, Kinzie, & Gonyea, 2008; Lapan, 2004; Peterson, 1993) têm vindo a identificar os programas de desenvolvimento de carreira como um meio para reforçar positivamente as atitudes dos alunos em relação à escola, aumentando o envolvimento destes na escola (Lapan, 2004). A autoeficácia nas decisões de carreira tem sido, associada ao envolvimento dos alunos ao longo da escolaridade e à persistência e perseverança dos estudantes na universidade. Ao longo desta comunicação, procurar-se-á demonstrar como pode ser útil ao envolvimento dos alunos nas escolas, beneficiar do trabalho dos psicólogos no domínio das intervenções de carreira. Mais em particular, esta comunicação analisa o impacto das intervenções de carreira na promoção da motivação escolar e envolvimento dos alunos nas escolas.

Author(s):

Liliana Faria    
Universidade Europeia
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC