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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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363: O planejamento de ações didáticas para os alunos do ensino médio como estratégia de motivação intrínseca na formação do professor de química

O PLANEJAMENTO DE AÇÕES DIDÁTICAS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA
GREGO , Sonia M. D; CURVELO , Eliana

Resumo
Estudos de White (1975), já investigavam a motivação em suas bases biológicas, destacando a existência de uma força natural, inata no ser humano, para sentir-se competente em seu ambiente. A necessidade que o ser humano tem de aprender e desenvolver novas capacidades que lhe permitem vivenciar o sentimento de competência, impulsionaria intrinsecamente a motivação, sendo a gratificação proporcionada, algo inerente à própria interação. Na área de formação docente o debate acadêmico e as novas orientações curriculares oficiais têm enfatizado a necessidade de comprometimento dos estudantes na formação inicial no desenvolvimento de competências docentes que lhes permitam vivenciar o sentimento de competência e gratificação em situações de prática profissional docente,, na busca de um professor mais ativo e reflexivo o que requer a indivíduos com motivação intrínseca para as tarefas da docência. Com este referencial o presente estudo buscou investigar o engajamento de estudantes de um curso de formação docente em química no planejamento de ações didáticas para alunos do ensino médio de uma escola da rede pública, como estratégia motivadora intrínseca no desenvolvimento de competências de ensino e de formação da identidade docente. A metodologia envolveu análise das produções didáticas dos alunos e de seus registros de observação na escola; observação de campo dos processos de construção das práticas de 2010 a 2015; e avaliações pelos alunos através da técnica semi-projetiva de Silberman e Allender. Os resultados indicam que o engajamento dos alunos na construção de projetos de ensino favoreceu sentimentos de protagonismo, de gratificação pela realização das tarefas docentes, avaliadas como essenciais para seu autodesenvolvimento profissional docente,

Palavras-chave: Formação docente, Motivação intrínseca, Protagonismo docente.
ABSTRACT
Studies have investigated the motivation in their biologicals bases pointed out the existence of an inner strength, innate in the human been, that make them fill competent in their environment. The need all human been has for learn and develop new capabilities that allow them experience a feeling of competency will create an intrinsic motivation and being gratified is akin the actions and interactions realized. In the teacher education area the academic discussion as well the new officials curricular orientations has stressed the relevance of student’s engagement along their graduate education in programs and projects for development of teachers competencies that provide them with a feeling of competency and gratification in situations of professional practice as a teacher, aiming the formation of a more active and reflexive teacher what imply persons with intrinsic motivation to act as a teacher. Based in this foundations the objective of the present study was investigate the involvement of students at a Chemical education course in a project focused in the design of teaching situations for high school students in partnership with a public school as an intrinsic motivational strategies to develop teachers competencies and identity. The methodology involved documental analyses of students’ productions and reports about their process of design and implementation of practices in the years from 2010 to 2015 and student’s evaluation of the all project using the semi projective technique of Silberman and Allender. The results indicated that students engagement in the design of teaching situations collaborate in creating feelings of protagonist, of gratification with the situations designed and implemented at schools, evaluated by them as essentials for their teacher identity and professional development.
Key words: teacher education, intrinsic motivation, teacher protagonist

Author(s):

Sonia Maria Duarte Grego    
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Brazil

Eliana Curvelo    
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Brazil

 

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