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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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358: ESTUDAR PARA QUÊ? UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE VALORAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PELOS JOVENS

O presente estudo se constitui em uma breve análise de textos produzidos por um grupo de alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio de um colégio da rede estadual do estado do Rio de Janeiro/Brasil, sobre o tema Estudar para quê?, a partir de uma perspectiva bakhtiniana.
A atividade pretendia verificar se os alunos percebiam e expressariam em suas produções a dimensão valorativa e crítico-reflexiva que a educação deve buscar proporcionar aos discentes ou se seus discursos estariam majoritária ou parcialmente imersos na concepção de que a educação está, antes, ligada à conquista de bons empregos e estabilidade financeira.
Nesse sentido, buscou-se examinar, nas 23 redações produzidas, traços do discurso institucional escolar – legitimado – figurando como o discurso alheio no discurso próprio desses alunos, e ainda, verificar se é recorrente nestes textos a existência de elementos discursivos que apontem que a condição de produção desses materiais estava pautada pelo fato de esses alunos estarem direcionando seus discursos à figura da professora.
O trabalho conclui que ainda que seja evidente a estreita relação observada pela maioria dos estudantes entre a escolarização e o alcance de lugares sociais mais valorizados, reproduzindo assim um discurso amplamente legitimado pelo meio produtivo e, portanto, comprometido com o mesmo, muitos identificam a educação como um processo de aquisição de conhecimento e um importante instrumento promotor de autonomia e cidadania.

Author(s):

Nathalia Gomes    
Cefet/RJ
Brazil

 

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