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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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357: PAIS, PROFESSORES, INDISCIPLINA E DESEMPENHO ESCOLAR: VARIÁVEIS (DES)MOTIVACIONAIS DOS ALUNOS?

A indisciplina tem sido um tema muito estudado e de suma importância para toda a Educação e particularmente para a portuguesa. Contudo, poucos estudos têm focado o papel da indisciplina numa perspectiva prática, ou seja, na aplicação de faltas injustificadas e participações disciplinares aos alunos. Por outro lado, a perceção dos pais e dos professores relativamente ao comportamento e à motivação dos seus filhos também tem sido um foco de atenção, porém o estudo da sua relação com a indisciplina dos seus educandos e o impacto que todas estas variáveis relacionadas têm no desempenho escolar dos mesmos é uma vertente inovadora que pretendemos apresentar neste trabalho. Neste sentido, o objectivo deste estudo é analisar a relação entre a indisciplina, desempenho escolar e motivação dos alunos, tendo como variáveis moderadoras a pecepção de pais e professores face ao comportamento e à motivação dos seus educandos. Com uma amostra de 379 alunos repetentes (com pelo menos uma retenção no seu percurso escolar), 282 alunos do sexo masculino (71,2%) e 114 do sexo feminino (28,8%), 199 (50,3%) do 5.º ano e 197 (49,7%) do 6.º ano de escolaridade de todas as escolas públicas da RAM. Os resultados indicam que existe uma relação significativa entre todas as variáveis implicadas. Assim, quanto mais elevada a indisciplina (medida pelo número de participações e faltas injustificadas), pais e professores percecionam os seus alunos com menor autocontrolo comportamental e motivação e, quando o número de faltas injustificadas aumenta, os resultados nas disciplinas de português e matemática diminuem. Implicações práticas dos resultados aqui obtidos serão discutidas.

Author(s):

Margarida Pocinho    
Universidade da Madeira
Portugal

Soraia Garcês    
Universidade da Madeira / Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais
Portugal

Ester Câmara    
Universidade da Madeira
Portugal

Filipe Xavier    
Universidade da Madeira
Portugal

 

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