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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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353: REPERCUÇÕES DA MEDIAÇÃO ARTÍSTICA: MOTIVAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES

Pretende-se mostrar como a mediação cultural voltada às artes cênicas pode interferir no envolvimento e na motivação de estudantes de escolas públicas de periferia do Distrito Federal brasileiro. Apresenta-se, para tanto, um entendimento de mediação em diálogo com o conceito de experiência de Larrosa Bondía (2015), uma vez que a experiência estética é o material de que se ocupa a mediação; e em diálogo também com a noção de dissenso de Jacques Rancière (2012), para quem dissenso é uma espécie de perturbação na esfera sensível, uma modificação do que é visível, dizível e pensável. Igualmente, as ações pedagógicas da mediação mantêm uma relação estreita com a aprendizagem inventiva de Virgínia Kastrup (2004; 2005) à medida que compreende a aprendizagem não como um processo de solução de problemas nem como a aquisição de um conhecimento, mas como um processo de produção de subjetividade, de invenção de si e do mundo.
A mediação consiste em ações pedagógicas que objetivam criar um ambiente fértil para as possíveis relações entre arte e público. Ao mesmo tempo, ela pode sensibilizar o indivíduo não apenas para ver arte, mas também para ver o mundo. Em um sentido mais amplo, atividades pedagógicas associadas à experiência estética ambicionam favorecer o processo de construção crítica da interpretação de imagens, que extrapolam o ambiente artístico, ao possibilitar ferramentas e conceitos de interpretação que se ampliem para o cotidiano social do espectador. A mediação é comumente direcionada ao público pouco familiarizado com o meio artístico, por isso, estudantes (crianças, jovens e adultos) formam o público mais frequente de projetos de mediação.
Para este trabalho elencou-se, além da literatura selecionada, duas fontes: o registro audiovisual do Projeto Mediato Formação de Espectadores realizado em 2014 com jovens entre 14 e 18 anos de escolas públicas de quatro Regiões Administrativas do Distrito Federal Brasileiro, bem como entrevistas realizadas em 2015 com estudantes e professores participantes do projeto.
Como resultados, aponta-se para certa ruptura na rotina escolar repercutindo diretamente no envolvimento dos estudantes na disciplina de Artes, bem como na motivação de alguns professores que viram na mediação um potencial para revisitar suas práticas pedagógicas.

Author(s):

Arlene von Sohsten    
Brazil

 

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