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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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351: ENSINO DE TIC E SIG: LIMITES, SOBREPOSIÇÕES E COMPLEMENTARIDADES

Enquadramento Conceptual
Existem alguns limites, sobreposições e complementaridades entre TIC e SIG. Serão os SIG ensinados em TIC e/ou Geografia? Contudo é extremamente fácil disponibilizá-la em ambas e tornar estas matérias ainda mais fáceis e divertidas de aprender e memorizar. Especialmente com o aumento da largura de banda da internet nas escolas e no número de computadores disponíveis (pelas instituições, estudantes e professores).

Objectivos
Responder a estas 3 perguntas:
1. As escolas estão preparadas para utilizarem TIC e SIG?
2. Existem alguma relação entre os programas das TIC e dos SIG/Geografia?
3. Uma vez que os SIG são a principal ferramenta de trabalho dos Geógrafos podemos assumir que são ensinados nas Escolas?

Metodologia
Evolução do rácio de estudantes por computadores nas escolas.
Análise dos programas curriculares de TIC, 7º e 8º ano, e de Geografia, do 7º ao 9ºano.

Resultados
Serão apresentados alguns resultados de alguns casos de aplicação e partilhados recursos para quem pretender implementar a ligação das TIC com os SIG.

Conclusão
As escolas estão preparadas para a utilização das TIC e dos SIG.
Surpreendentemente o ensino de SIG não é obrigatório em Portugal.
Existem tópicos de TIC e Geografia onde se podem ajudar mutuamente.
Outras disciplinas podem ser beneficiadas também como a Matemática e as Ciências.

Author(s):

Rui Santos    
Esri Portugal e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Portugal

Ramiro Gonçalves    
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Portugal

Vitor Santos    
NOVA Information Managment School
Portugal

 

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