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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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350: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS – BRASIL

A presente pesquisa diretamente relacionada à investigação das representações sociais de professores da educação básica em formação continuada acerca da educação especial na perspectiva da inclusão dos alunos da rede regular de ensino. Tem como objetivo analisar as representações do cotidiano desses profissionais e compreender suas ações a fim de desvelar as contradições existentes nas propostas de inclusão frente às atuais demandas e investimento na formação continuada dos profissionais que atuam na educação de alunos com deficiência. A partir da discussão teórica em Inclusão e Representação Social buscamos analisar as representações de professores em instituições educacionais da educação básica da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS – Brasil. Optamos por abordagem qualitativa tendo como pressuposto teórico a Teoria da Representação Social e a Inclusão. Utilizamos por referencial teórico as produções de Serge Moscovici (2012) e Lev Semionovich Vigotski (2003; 2008; 2010). Para instrumentalizar a coleta de dados optamos por questionário semiestruturado. Os dados foram confrontados e dialogados com a teoria a fim de compreender a produção dos saberes e ações produzidas por esses profissionais acerca da inclusão no contexto em que estão inseridos, como estratégia que provoca transformações e possibilita contribuir para o conhecimento e a relação do homem com a sociedade.

Author(s):

ANNA JÉSSICA DO VALE BONAMIGO    
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Brazil

 

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