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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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349: O perceber na formação inicial docente:validando o envolvimento escolar do professor

Enquadramento Conceptual: Diariamente construímos nosso meio e as nossas percepções vão aos poucos tomando forma. No que tange a formação inicial do professor a tarefa de perceber é um grande desafio para o seu pleno envolvimento escolar, já que o referencial docente é histórico-culturalmente delineado a partir da dotação de uma autoridade extrema, absolutamente enraizada na herança educacional secular. Indo de encontro a tais apontamentos, esta investigação esteve debruçada nos benefícios da atitude sensível na formação do professor e nas relações interpessoais estabelecidas em sala de aula, promovendo o envolvimento deste professor no contexto escolar. Objetivos: Analisar a validade da percepção na formação inicial docente à luz do envolvimento do professor na escola; promover elementos que respaldem o perceber como prática importante na relação entre professor e aluno. Metodologia: este estudo, de cunho qualitativo, foi composto por entrevistas com doze alunas do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição de ensino particular da cidade de São Paulo, Brasil. Todas as participantes, com idade entre 24 e 35 anos foram submetidas a questões que versavam sobre a percepção, a sensibilidade, o seu envolvimento futuro no cotidiano escolar, etc. Cada entrevista foi gravada em áudio de modo a manter a transparência nas análises dos dados. As respostas foram categorizadas conforme os princípios da Fenomenologia da Percepção atrelados às teorias que rezam sobre a formação docente. Resultados: ficou notável que o corpo foi o elemento mais questionado pelas participantes, que alegaram não terem pensado na perspectiva deste constituir fonte de conhecimento, de significados e que se faz disponível ao contato com o outro, beneficiando um envolvimento mais amplo na escola. Conclusão: este estudo evidenciou que o perceber é uma atitude, um comportamento que deveria ser desenvolvido e assumido pelo professor no decorrer da sua formação acadêmica, sendo contínua ao longo da sua carreira profissional. Desse modo, por certo a prática cotidiana docente seria um diferencial dada a sua imersão em ações mais sensíveis, cuidadosas e profundas junto ao aluno, em pleno envolvimento escolar.

Author(s):

Vânia Warwar Archanjo Moreira    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Elcie Ap. Fortes Salzano Masini    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

 

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