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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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348: O envolvimento escolar de crianças com baixa visão no brincar: significando o perceber na brinquedoteca

Enquadramento Conceptual: A brinquedoteca, um espaço permeado de estímulos, objetiva a o brincar livre, espontâneo e interacional. Não obstante, a implicação educacional desta esfera é a valorização da ludicidade, que provoca reflexos nas necessidades afetivas da criança, perpassando inclusive pela formação escolar e identitária deste sujeito. Remetendo esta postura ao universo de crianças com baixa visão, faz-se importante salientar o perceber deste público na brinquedoteca, um ambiente sensível de recreação e que, quando sensorialmente explorada promove o envolvimento escolar destas crianças em sua totalidade, inclusive (re) significando o seu corpo em uma experiência perceptiva. Objetivos: Perscrutar o perceber e o envolvimento escolar da criança com baixa visão em uma brinquedoteca; registrar e elencar o uso das vias sensoriais exploradas e as experiências perceptivas de envolvimento escolar no brincar. Metodologia: Este estudo qualitativo partiu da prática da observação em oficinas de brincadeiras ofertadas em uma brinquedoteca escolar. Foram totalizados quatro encontros com quatro crianças convidadas a participarem de tais momentos, todos com duração média de sessenta minutos, na brinquedoteca de uma instituição de ensino básico particular no Rio de Janeiro, Brasil. Estes participantes com baixa visão adquirida correspondiam a uma faixa etária de cinco a sete anos, todos com visão periférica e total acuidade de cores, sendo duas crianças do sexo masculino e duas do sexo feminino. Os encontros foram gravados em vídeo para uma maior fidelidade das análises posteriormente categorizadas, debruçadas nas contribuições da Fenomenologia da Percepção. Resultados: Foi notável que a brincadeira em um ambiente provocativo como uma brinquedoteca escolar viabiliza a promoção de estímulos sensoriais para o público investigado e logo, dinamiza seu envolvimento escolar refletindo positivamente no aprendizado sustentado pela ludicidade. Conclusão: esta investigação transpareceu que a prática do brincar em uma brinquedoteca promove de maneira significativa o envolvimento escolar de crianças com baixa visão, favorecendo seu amplo aprendizado à luz da fenomenologia da percepção se considerarmos a premissa de que a ludicidade é um componente importante de desenvolvimento e interação no contexto educacional.

Author(s):

Vânia Warwar Archanjo Moreira    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Elcie Ap. Fortes Salzano Masini    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

 

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