Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

347: EU, O OUTRO E TANTOS OUTROS: CONSTRUINDO MODOS DE IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO DOCENTE

Artigo construído a partir das reflexões do corpus da pesquisa de doutorado em educação, na linha de pesquisa “Linguagem, Discurso e Práticas Educativas”, levantado através de entrevistas realizadas com três professores da Educação Básica, na Bahia/Brasil. Metodologicamente, a discussão esteve centrada nos diferentes modos de identificação do professor com a profissão docente a partir da imagem que os sujeitos da pesquisa/professores fazem do(s) outro(s) e de si. Tomamos por objetivos: levantar, nas formações discursivas das professoras, as formas de resistência e sua relação com os modos de identificação e apontar como os modos de identificação das professoras se materializam linguisticamente. O enquadramento conceptual norteou o estudo de modo a pensar a identidade na perspectiva cultural (HALL, 2006), construída pelo inconsciente por um eu a partir do outro (CORACINI, 2003a). A análise pauta-se na Análise do Discurso, considerando o discurso na natureza tridimensional - linguagem, história e ideologia (ORLANDI, 1996; PÊCHEUX, 1997) e que a escola se constitui em espaço de poder a partir das relações de luta e de força que envolve o professor e o outro (FOUCAULT, 1979; 1995). Os resultados apontaram modos de identificação do(a) professor(a) com a profissão docente tem se dado, principalmente, pelo aspecto negativo. Sempre que se refere à profissão docente, em seu aspecto positivo, o(a) professor(a) aponta as falhas da/na profissão nas dimensões socioeconômica e política, imediatamente. Concluiu-se que a identificação foi percebida de forma invertida, ao enfatizar o aspecto negativo da profissão e que a resistência torna-se uma força, ao se considerar que o(a) professor(a) resiste aos aspectos negativos ao permanecer na profissão docente.

Author(s):

LIMA DE JESUS    
USF
Brazil

MASCIA Marcia Aparecida Amador    
USF
Brazil

NASCIMENTO Simone Socorro Freitas    
Universidade Federal de Macapá
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC