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346: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A MATERIALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA AVALIAÇÃO DA ESCOLA
Este trabalho apresenta a analise da regulação que os pais exercem sobre a qualidade da escola por meio de sua participação em Comissão Própria de Avaliação (CPA). A avaliação como expressão da luta contra interesses antagonicos e em conflito pode ser retratada como um campo de forças sociais que disputam a prerrogativa de definição da concepção de qualidade que se busca contruir. Exerce força indutora de comportamentos de subordinação às normas estabelecidas, e quase sempre gestadas em nivel central, ou permite respostas alternativas e que contratriam a logica de resultados, mais preocupados em medir que interpretar os significados destas medidas no contexto social que interfere na escola e nos atores implicados. As oportunidades políticas de participação nos processos de decisão coletiva produzem resultados que afetam as chances individuais de realização do direito è educação. O Programa de Avaliação Institucional Participativa (AIP) da Rede Muncipal de Ensino de Campinas (RMEC), iniciado em 2005 e centrado no ensino fundamental, se desenvolve em tres eixos: a autoavaliação das escolas; a avaliação externa da aprendizagem dos alunos e o censo educaional. A autoavaliação acontece na Comissão Própria de Avaliação (CPA) que mobiliza os atores da escola na construção de um pacto de qualidade negociada e constitui-se locus de participação dos pais. Os registros das observações sobre a participação dos pais na CPA revelam indicios de que sua disposição para participar da vida da escola está relacionada à possibilidade de participarem da tomada de decisões acerca da qualidade da escola.Author(s):
Mônica Cristina Martinez de Moraes
PUC-Campinas
Brazil