Full Program »
341: Envolvimento parental no apoio à escolaridade – Papel das crenças e motivações dos pais.
A literatura tem evidenciado que o envolvimento parental no apoio à escolaridade, pode dar um contributo importante para o desempenho escolar dos alunos. Contudo, para a compreensão do envolvimento é importante considerar aspetos associados às crenças de pais (e.g. papel, eficácia) e às suas motivações.Neste sentido, este estudo procura compreender o valor explicativo das crenças de eficácia, perceções de papel dos pais e das suas motivações, nas práticas de envolvimento.
Participaram neste estudo 190 pais de alunos do 2º e 3º ciclos. Para além de uma caraterização sociodemográfica foram utilizadas quatro instrumentos: (1) Práticas de Envolvimento – práticas de Comunicação e de Apoio à escolaridade; (2) Crenças de eficácia no apoio aos filhos; (3) Perceção de Papel parental – na Ajuda às tarefas e nas Condições de apoio; (4) Motivação dos Pais para o Envolvimento – Prazer, Realização e Utilidade.
Os dados foram analisados com recurso a análises de regressão hierárquica onde se procurou verificar o valor explicativo das várias variáveis (Bloco 1 – Eficácia; Bloco 2- Papel; Bloco 3 – Motivação) tanto para as práticas de Comunicação como para as de Envolvimento. Os resultados evidenciam que o contributo das variáveis introduzidas em cada bloco traz sempre valor acrescido significativo na explicação das práticas. No seu conjunto as crenças de Eficácia, de Papel e a Motivação dos pais explicam 46% das práticas de Comunicação e 27% das de Apoio nas tarefas. Os dados também apontam no sentido de que a motivação dos pais para o envolvimento varia em função do tipo de práticas em que se envolvem. Os dados serão discutidos em função das suas implicações para a promoção de uma participação mais ativa dos pais.
Author(s):
Lourdes Mata
ISPA – Instituto Universitário, CIE-ISPA
Portugal
Isaura Pedro
ISPA – Instituto Universitário.
Portugal
Francisco Peixoto
ISPA – Instituto Universitário, CIE-ISPA
Portugal
Cristiana Levinthal
Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário
Portugal