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338: Desenvolver capacidades e talentos: Programa de enriquecimento PEDAIS
A criação de respostas adequadas e diversificadas a alunos com características de sobredotação é um dos princípios básicos da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. Estas crianças e jovens, como quaisquer outras, necessitam que sejam atendidas todas as suas especificidades e singularidades. Numa perspectiva de integração, procura-se proporcionar uma intervenção ajustada aos seus modos e ritmos de desenvolvimento e de aprendizagem. O enriquecimento permite aprofundar e diversificar as aprendizagens dos alunos em função dos seus interesses, aptidões e necessidades educativas (Schiever & Maker, 1997). Importa que as atividades implementadas sejam intelectualmente estimulantes e desafiadoras, favorecendo a autonomia do aprender e do pensar, ou seja, o desenvolvimento de estratégias metacognitivas e de aprendizagem autorregulada. Ao mesmo tempo, importa que a estimulação cognitiva se alargue do pensamento convergente ao pensamento divergente (criatividade), e que tais medidas educativas não se circunscrevam à área cognitiva e académica, antes atendam também ao desenvolvimento emocional e social dos alunos sobredotados (Alencar & Fleith, 2001).Author(s):
Alberto Rocha
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS)
Portugal