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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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336: OUTRAS VARIÁVEIS QUE CONDICIONAM A MOTIVAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

A presença, o envolvimento e motivação para a aprendizagem dos estudantes do ensino superior, relacionam-se com outras variáveis além das didáticas e metodológicas. Este estudo reflete acerca dessas variáveis, que não sendo exatamente o foco da atenção da instituição de ensino, condicionam de sobremaneira o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes.
Conhecer outras variáveis, além das didáticas e estruturais, que condicionam a motivação e envolvimento nos contextos de aprendizagem, dos alunos do ensino superior.
Estudo quantitativo descritivo e qualitativo a partir da aplicação de Questionário produzido para o efeito, numa amostra de 77 estudantes do ensino superior, 61,3% do sexo feminino e 39,7% do masculino, entre 20 e 59 anos de idade: 25 (32,46%) com < 25 anos, 14 (18%) entre 25 e 35 anos e 39 (49,4%) >35 anos, sendo 52 (67,5%) alunos de licenciatura, 20 (25,9%) de mestrado e 5 (6,5%) de doutoramento, em cursos de saúde, gestão, tecnologia e educação, no Norte de Portugal,). As respostas foram submetidas a análise estatística descritiva e análise de conteúdo.
As “outras variáveis que condicionam a motivação e envolvimento”, são, para a maioria da amostra (38 - 49,4%) - independentemente da idade - a “Relação e a Comunicação do professor”, seguida da “Motivação pessoal”, para 18 (23,4%), sendo que destes, 10 (12,9%) têm > 35 anos e 4 (5,2%) têm 30 a 35 anos. Só 2 alunos com <25 e 25-30 anos assinalam, respetivamente a “motivação pessoal”. Minoritariamente, o “emprego paralelo” é apontado por 5 (6,5%) estudantes, seguido da responsabilidade monetária” para 3 (3,9%). Finalmente a “carga horária” e a “imagem do professor” são consideradas por 2 (2,6%) estudantes, respetivamente. Da análise de conteúdo a 66 componentes discursivas emergiu uma árvore categorial com 5 categorias: 1. “Provável desempregabilidade” (22), 2. a “Distância casa-escola” (18), 3. a “Dificuldade em gerir problemas emocionais pessoais” (11), 4. a “Falta de apoio familiar” (9), e a “Competição entre alunos” (6).
Além das categorias de pessoalidade extraescolares, a relação/comunicação do professor é o fator mais valorizado pelos estudantes, independentemente do escalão etário. Verificou-se uma relação positiva entre motivação e o escalão etário.

Author(s):

Carla Alexandra Ribeiro Pereira    
Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Bragança; PAIDEIA
Portugal

Carlos Jorge Orfao Lopes    
Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Bragança; PAIDEIA
Portugal

Patrícia Pereira Fernandes    
Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Bragança; PAIDEIA
Portugal

Andreia Marisa Fernandes Rodrigues    
Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Bragança; PAIDEIA
Portugal

Vânia Lídia Serrano    
Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Bragança; PAIDEIA
Portugal

Maria Augusta Romão Veiga-Branco (OC)    
Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Bragança; PAIDEIA
Portugal

 

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