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335: BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL DE TIMOR-LESTE – PERSPETIVAS E CONSTRUÇÕES INTERDISCIPLINARES
A qualidade da educação é fundamental para promover desenvolvimento humano, social e económico, reconhecendo-se como um direito de todos os cidadãos em todo mundo, numa visão holística e humanística de qualidade educativa. Nesta perspetiva, para cada curso, nível ou ciclo de ensino, é essencial repensar e reestruturar as diversas disciplinas, em particular as de ciências, que se devem orientar tendo em vista contribuírem para promover educação para a sustentabilidade e literacia científica. Biologia e Química integram a Componente de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste, recentemente reestruturado, incluindo, para cada disciplina e para os 10º, 11º e 12º anos, a elaboração do Programa, Manual do Aluno e Guia do Professor, que estão atualmente em vigor. Nestes documentos referentes a Biologia e a Química, pretende-se identificar indicadores de integração de perspetivas de educação para a sustentabilidade e de literacia científica, recorrendo a revisão de literatura e a análise documental pertinentes. Nos programas manuais e guias destas duas disciplinas encontram-se diversos indicadores de integração destas perspetivas de ensino de ciências, incluindo algumas com potencial para construções interdisciplinares. Tratando-se de perspetivas inovadoras de educação em ciências, conclui-se ser essencial o desenvolvimento de formação de professores sincrónica com as orientações dos programas, manuais dos alunos e guias dos professores, assim como desenvolver construções interdisciplinares para, então, as integrar em ações de formação de professores de Biologia e de Química.Author(s):
Mª Arminda Pedrosa
Unidade de I&D nº70/94, Química-Física Molecular/FCT, UID/MULTI/00070/2013; Departamento de Química, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra
Portugal
Alcina Mendes
Agrupamento de Escolas de Ílhavo
Portugal