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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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334: O ENSINO DAS CIÊNCIAS NO SÉC. XXI: TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO NA PROMOÇÃO DO ATIVISMO SOCIAL

A ação coletiva, ou ativismo social, surge da necessidade de cada cidadão se fazer ouvir e poder participar nos assuntos da ciência que têm implicações na sua qualidade de vida e na qualidade de vida em geral. Esta ação comunitária fundamentada é considerada, frequentemente, um dos principais aspetos da literacia científica. Na atualidade, a discussão e tomada de posição sobre as questões sociocientíficas (QSC) e socioambientais (QSA) exigem uma cidadania informada e capacitada para agir sobre essas questões. Também, verifica-se que a discussão de temas controversos das QSC e QSA, como por exemplo, a ética na ciência ou o que deve, ou não, fazer parte da ciência, requerem da parte do cidadão conhecimentos em ciência e fundamentação na investigação. Neste sentido, a ação coletiva no contexto escolar é essencial como capacitação para uma cidadania esclarecida e interventiva, uma cidadania em que todos tomem partido no que entendem ser melhor para a sociedade onde vivem e para a sociedade em geral. Nesta comunicação dá-se a conhecer as potencialidades das tarefas de investigação na capacitação dos alunos em ações coletivas nas QSA do seu contexto de vida e no envolvimento dos alunos na aprendizagem da ciência. A metodologia de investigação deste estudo é qualitativa e segue uma orientação interpretativa, tendo por base observação participante. Participaram neste estudo vinte e um alunos de duas turmas do 8.º ano de percurso curricular alternativo provenientes de um meio rural do interior. Os dados foram recolhidos através de um diário de bordo, gravação áudio das aulas, gravação áudio das entrevistas aos alunos e registos escritos dos alunos. Os resultados mostram que as tarefas de investigação em estudo contribuem para uma evolução positiva e significativa das perceções dos alunos ao nível da sua ação coletiva nas QSA em benefício da comunidade onde vivem, nos domínios (i) valorização dos resíduos biodegradáveis, (ii) defesa dos recursos naturais locais e (iii) da gestão sustentável da água. Este estudo serve de exemplo de como é possível, através de tarefas de investigação, o professor promover a ação coletiva em torno das QSA na escola e envolver os alunos na aprendizagem das ciências.

Author(s):

Teresa Conceição    
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Portugal

Mónica Baptista    
Portugal
Portugal

 

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