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330: Percepções docentes: Profissionalidade dos professores do 1º ciclo de Portugal e do Brasil
RESUMOO presente artigo é uma síntese, parcial, da tese de doutoramento em ciências da educação, defendida em julho de 2015, na Universidade de Évora, Portugal. Esta trata da profissionalidade docente, como uma construção dialética perceptível em vários contextos, nomeadamente no contexto social, no contexto cultural e no contexto institucional. Problematiza-se a partir do referido tema, que os professores tem pouco entendimento da profissionalidade docente (Contreras, 2009, Nóvoa, 2007 ). A partir deste pressuposto, procuramos evidenciar quais as percepções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico português e do ensino fundamental do Brasil, sobre os elementos para o exercício da profissionalidade. Nesta perspectiva, o estudo seguiu uma metodologia de orientação qualitativa, suportada num desenho metodológico essencialmente apoiado na realização de entrevistas individuais semi-estruturadas. Os participantes foram dez professores portugueses e dez professores brasileiros. A recolha de dados ocorreu em quatro escolas do 1.º ciclo, sendo duas localizadas na cidade de Évora (Portugal) e duas situadas na cidade de Macapá (Amapá, Brasil). Os resultados permitiram inferir que os professores portugueses participantes na pesquisa tendiam a considerar que a existência de “uma boa formação acadêmica e pedagógica” constituía um elemento fundamental para o exercício da profissionalidade, seguido de “dedicação” e “valorização profissional”. Os professores brasileiros, por sua vez, reivindicavam de melhores condições de trabalho, visível no indicador “espaço físico e funcionalidade do ambiente escolar”, seguido de “dedicação e compromisso” e “gostar da profissão”. “Uma boa formação educacional” foi um elemento comum, porém apresentou apenas uma unidade de contexto nos discursos dos professores brasileiros entrevistados, ao invés dos portugueses que o consideraram o elemento mais importante neste âmbito.
Author(s):
Simone do Socorro Freitas Nascimento
Universidade Federal do Ampá
Brazil