Full Program »
33:A VIVÊNCIA DA INCERTEZA EM ADOLESCENTES QUE FREQUENTAM O ENSINO SECUNDÁRIO: ESTUDO COMPARATIVO
Numa era de imprevisibilidade face ao futuro, gerada por um mundo globalizado, assistimos cada vez mais à necessidade de adaptação e de uma preparação acrescida das famílias para os desafios da contemporaneidade. Um desses desafios é o multiculturalismo e multilinguismo que se afiguram como coordenadas a ter cada vez mais em conta desde o início da escolaridade, dado o aumento significativo de famílias em mobilidade que precipita a necessidade de incorporar uma dimensão internacional na educação das crianças e jovens.O estudo em desenvolvimento pretende analisar diferenciadamente de que forma os alunos que frequentam escolas nacionais públicas, escolas nacionais privadas e escolas internacionais vivenciam a incerteza. A amostra é constituída por alunos 700 alunos do 11º e 12º anos do Ensino Secundário do distrito do Porto,158 frequentam uma escola internacional, 238 uma escola pública e 304 uma escola privada. Apresentam-se os resultados preliminares e exploratórios da investigação, ainda em curso, refletindo e atribuindo-se significados psicossociais aos mesmos.
Author(s):
Ana Prata
FPCEUP
Portugal
Carlos Gonçalves
FPCEUP
Portugal