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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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329.Inteligência Emocional, Resolução de Problemas Sociais e Desempenho Académico

Enquadramento Conceptual: A Psicologia Clínica e a Psicologia do Desenvolvimento defendem que a regulação das respostas emocionais de uma forma socialmente adaptada é de fato uma das componentes mais importantes para um desenvolvimento humano bem-sucedido (Morris, Silk, Steinberg, Myers, & Robinson, 2007). Ao encontro disto, Gross, Richards e John (2006) afirmam que o ser-humano tem portanto a capacidade para interferir nas suas emoções, no momento em que as tem e na forma como as vai experienciar e exprimir. É, pois, um participante ativo no seu mundo emocional.
Objectivos: Esta investigação pretende responder a questões associadas à relação entre a IE percebida, as habilidades de IE e o sucesso académico, retenção escolar e tipo de ensino, bem como, com as habilidades de resolução de problemas sociais.
Metodologia: A amostra é constituída por 83 adolescentes de ambos os géneros, feminino e masculino, a frequentar o 2º e o 3º ciclo do Ensino Básico, e com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Para tal utilizou-se a metodologia quantitativa, adotando a natureza de estudo exploratório. Os instrumentos utilizados foram: 1) Questionário Sócio-Demográfico e Educativo, 2) Emotional quotient inventory (EQ-i: YV de Bar-On, adaptado por Candeias & Rebocho, 2007), 3) Multifactor Emotional Intelligence Scale (MEIS, Mayer et al.,1999, adaptado por Franco, 2003) e 4) Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2006).
Resultados: Verifica-se que existem algumas correlações positivas significativas do sucesso académico, da retenção escolar e tipo de ensino com a IE percebida e as habilidades de IE. Os resultados obtidos também permitem verificar que existem correlações positivas significativas entre algumas escalas da IE percebida e de habilidades de IE, e algumas escalas do teste de Resolução de Problemas Sociais, permitindo igualmente verificar que a IE é considerada um preditor do Índice de Resolução de Problemas Sociais (IRP).
Conclusão: A IE apenas explica uma parte do sucesso académico, sendo que apesar das correlações encontradas serem todas positivas, encontram-se valores significativos fortes apenas em algumas escalas do teste de IE percebida e do teste de habilidade de IE. A resolução de problemas sociais está claramente associado ao sucesso académico dos alunos.

Author(s):

Glória Franco    
Universidade da Madeira
Portugal

Marisa Nóbrega    
Universidade da Madeira
Portugal

 

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