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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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328.A PRÁTICA DOCENTE NA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente estudo tem por objetivo analisar o Estado da Arte que aborda as contribuições do lúdico no ensino aprendizagem e inclusão de crianças com síndrome de Down na educação infantil. Uma das melhores formas de estimulação para as crianças com síndrome de Down é através dos jogos e brincadeiras lúdicas que contribuem no desenvolvimento da autonomia, sendo relevante para a socialização entre a criança com síndrome de Down e seus pares. A inclusão na rede de ensino é um direito da pessoa com deficiência, sendo assegurada por meio da Lei nº 7.853/89, que decreta a obrigatoriedade do fornecimento de vagas na rede regular de ensino para crianças com deficiência e reafirmada através da declaração de Salamanca (1994) que defende a educação para todos. Para essa pesquisa utilizamos o BDTD – Banco Digital de Teses e Dissertações onde fazemos pesquisas de teses e dissertações a partir de palavras-chave selecionamos os trabalhos que condiziam com o que desejávamos e analisamos seu resumo para a escrita do Estado da Arte, tendo como viés teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural vygotskyana. A partir da pesquisa realizada concluímos que a inclusão e o desenvolvimento das crianças com síndrome de Down é de suma importância em ambientes lúdicos, sendo possível trabalhar atividades que estimulem seu desenvolvimento de forma prazerosa, sem ser cansativo para a mesma.

Author(s):

Rosana Cintra    
UFMS
Brazil

Feliciano Veiga    
ULisboa
Portugal

Elaine Veiga    
UFMS
Brazil

 

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