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325.Envolvimento dos alunos na construção de explicações científicas através do uso de visualizações: um estudo com alunos do 8.º ano.
Um importante objetivo na educação em ciência é compreender e construir explicações científicas. Atualmente, assiste-se a um apelo para o envolvimento dos alunos na construção das próprias explicações científicas (NRC, 2012; Osborne & Dillon, 2008). Reconhece-se que tal atividade requer uma compreensão de como e porquê os fenómenos naturais ocorrem, podendo facilitar o desenvolvimento de conhecimento concetual (McCain, 2015). Este, por sua vez, é reconhecido como fundamental, ao nível do ensino primário e básico, para promover o envolvimento dos alunos na aprendizagem das ciências em anos subsequentes (NCR, 2007).Contudo, estudos empíricos evidenciam que a construção de explicações científicas é uma atividade complexa e cognitivamente exigente, onde os alunos enfrentam dificuldades, entre as quais apoiar um raciocínio com base em evidências, articular diferentes conceitos, reconhecer mecanismos invisíveis à perceção humana subjacentes aos fenómenos observáveis e estabelecer relações de causalidade (Yeo & Gilbert, 2014). Por outro lado, estudos relacionados com o uso de visualizações evidenciam o seu potencial para facilitar a concetualização dos mecanismos invisíveis e a sua ligação aos fenómenos observados (Zangori & Forbes, 2016; Cheng & Brown, 2015). Vários estudos empíricos têm-se focado nas explicações e nas visualizações, no entanto são escassos os estudos que cruzam estes aspetos. Considerando esta lacuna e o potencial das explicações científicas para o envolvimento na aprendizagem das ciências, foi desenvolvido um estudo com a finalidade de compreender como o uso das visualizações pode facilitar o processo de construção de explicações. O estudo envolveu 207 alunos do 8.º ano de escolaridade de ciências físico-químicas. Esta comunicação foca em particular um dos vários objetivos deste estudo: descrever a natureza das explicações dos alunos e as visualizações utilizadas. Nesse sentido foi construído e aplicado um questionário na primeira fase do estudo empírico. Através deste instrumento foram recolhidas as explicações escritas e as visualizações criadas pelos participantes. Os resultados aqui apresentados ilustram grupos de explicações criados com base na sua natureza exploratória e explora-se as relações destes grupos com as respetivas visualizações, estabelecendo padrões de análise entre ambas. Adicionalmente, discutem-se algumas implicações para o envolvimento no ensino das ciências.
Author(s):
Vanessa De Andrade
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação Universidade de Lisboa
Portugal
Sofia Freire
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Portugal
Mónica Baptista
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Portugal
Matoso Carla
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação Universidade de Lisboa
Portugal