Full Program »
324.PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO
Enquadramento Conceptual: As questões relacionadas com o sucesso e a qualidade do ensino superior têm assumido uma centralidade crescente, à medida que o acesso a esse nível de ensino tem sido alargado, caminhando-se no sentido da sua massificação, e ainda que mais dificilmente, da sua efetiva democratização (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012). O ensino superior a distância desempenha no quadro deste desígnio um papel importante, permitindo o acesso de públicos não convencionais este nível de ensino, nomeadamente adultos, trabalhadores, pessoas com responsabilidades familiares e pessoas afastadas dos grandes centros urbanos. Neste quadro, a questão da permanência no ensino superior a distância emerge como uma preocupação forte, uma vez que vários estudos têm demonstrado a existência de níveis mais elevados de abandono nessa modalidade de ensino. Ainda que tradicionalmente esses estudos tenham estado focados nos fatores que explicam o abandono e na sua prevenção, mais recentemente tem-se deslocado o foco de análise para a persistência, procurando identificar e promover fatores que ajudem os estudantes a permanecer e ter sucesso nos seus percursos educativos (Freitas, 2009). Dois dos temas identificados como relevantes nesse contexto são o acesso e democratização da educação superior e evasão na modalidade de educação a distância (Araújo, 2013). Objetivos: Na presente comunicação, e perante o contexto antes esboçado, propomo-nos apresentar os passos conducentes à elaboração de um instrumento de recolha de dados, concretamente um questionário, destinado a caracterizar a população estudantil das licenciaturas da Universidade Aberta. Essa caracterização, atendendo a fatores de ordem pessoal, académica e contextual (Santos & Neto, 2009) que têm vindo a ser associados à permanência e/ou ao abandono do ensino superior a distância, pretende orientar a reflexão institucional no sentido da promoção da permanência dos estudantes no ensino superior a distância. Metodologia: A elaboração do instrumento de recolha de dados baseou-se, por um lado, na pesquisa de estudos já realizados sobre a temática em apreço, recolhendo e organizando indicadores que têm revelado ser relevantes para o conhecimento da persistência. Organizados e categorizados esses indicadores, foram desenvolvidos itens que permitem a sua aferição, tendo sempre em mente as características da população específica que será convidada a responder ao questionário. Os passos conducentes à validação do instrumento são também brevemente apresentados, com vista à sua aplicação. Resultados: Na fase atual do trabalho de investigação, propomo-nos apresentar, como resultado, uma versão do instrumento de recolha de dados a validar e aplicar posteriormente. Conclusão: No contexto de uma sociedade do conhecimento, o acesso de todos à educação, e em particular ao ensino superior, deve ser uma preocupação fundamental de qualquer país desenvolvido. No entanto, não basta promover o acesso, sem que sejam criadas condições que possibilitem um efetivo sucesso, e desde logo, uma permanência dos estudantes menos tradicionais nesse nível de ensino. Assim, consideramos da maior relevância conhecer em profundidade os fatores que se associam a essa permanência, com vista à sua promoção.Author(s):
Filipa Seabra
Universidade Aberta
Portugal
Maria de Fátima Goulão
Universidade Aberta
Portugal
Melaré Daniela
Universidade Aberta
Portugal
Susana Henriques
Universidade Aberta
Portugal
Teresa Cardoso
Universidade Aberta
Portugal