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321.O Absentismo dos Estudantes e as Vivências Académica nas Instituições de Ensino Superior da Região Autónoma da Madeira
Enquadramento Conceptual: Geralmente, os comportamentos contínuos de absentismo dos estudantes universitários conduzem à extensão dos seus estudos e, em alguns casos, ao abandono definitivo dos mesmos. Por isso, o absentismo académico apresenta-se como um dos problemas que mais preocupam as universidades pela sua ligação com o insucesso académico, o abandono e a extensão dos estudos. Vários estudos (Gump, 2004, 2006; Pérez & Aguilar, 2011), referem a magnitude do problema e as suas consequências no desempenho académico dos estudantes e na aplicação futura das suas competências (Epstein & Sheldon, 2002).Objetivos: O presente estudo surge com o intuito de fazer um levantamento sobre a realidade do absentismo nos estudantes universitários das instituições de ensino superior da Região Autónoma da Madeira (RAM). Pretende-se compreender qual a perceção que os estudantes têm do seu absentismo no Ensino Superior, fazer um levantamento dos motivos que os estudantes apontam e respetiva relação com as vivências académicas, nos estudantes ensino superior da RAM.
Metodologia: Para a realização desta investigação, recorreu-se a uma amostra constituída por 282 estudantes, sendo que 14 frequentam a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, 14 pertencentes ao Instituto de Administração e Línguas (ISAL) e 254 relativos à Universidade da Madeira, 173 do sexo feminino e 109 do sexo masculino com idade compreendidas entre os 19 e os 56 anos de idade, a quem se disponibilizou um questionário Sociodemográfico, questionário sobre o Absentismo na Universidade e o questionário de Vivências Académicas.
Resultados: Os resultados obtidos indicam que a prevalência do absentismo no Ensino Superior na RAM é mais observada no sexo masculino, verificando-se que os estudantes da Universidade da Madeira faltam com alguma frequência, bem como, os estudantes do 2º ano do Ensino Superior da RAM.
No que concerne às vivências académicas, constatou-se que os estudantes na sua globalidade revelam-se estar mais adaptados a nível pessoal e vocacional e posteriormente a nível de estudo-aprendizagem, interpessoal e institucional, apresentando valores significativos de consistência interna.
Conclusão: Os dados sugerem indicadores que vão ao encontro da literatura, nomeadamente o sexo, a idade e os motivos pelos quais os estudantes comentem absentismo.
Author(s):
Glória Franco
Universidade da Madeira
Portugal
Soraia Andrade
Universidade da Madeira
Portugal