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317.A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO ALUNO NOS PROJETOS PARA APRENDER COM MOTIVAÇÃO
A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO ALUNO NOS PROJETOSPARA APRENDER COM MOTIVAÇÃO
Resumo
Dar um novo significado aos conteúdos escolares e formar cidadãos éticos e competentes para viver na sociedade é um dos grandes desafios na educação do século XXI. Buscar possibilidades que traduzam em motivação tanto o ensino quanto a aprendizagem, traz a opção de trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar em Projetos de Classe. Ensinar o aluno a planejar ações na realização de um Projeto, contribuir com as fontes de estudo, criar sequências de ações na execução das propostas, exercitar-se na troca e diálogo com seus pares, estabelecer prioridades, analisar e avaliar os resultados em cada etapa do processo, pressupõe formar um sujeito ativo, que participa de maneira intensa e reflexiva das aulas. Essa concepção de ensino e aprendizagem evidencia a necessidade da coerência do docente frente ao seu planejamento, ao currículo, as estratégias utilizadas e a avaliação, redimensionando as ações necessárias no sentido de dar voz aos discentes nesse processo. É preciso que haja mudança de paradigma. O modo como os professores caracterizam o aprendizado pode exercer uma forte influência sobre a motivação dos alunos (Hargreaves, 2001). As conclusões apontam que o protagonismo discente na aprendizagem se relaciona com o exercício da cidadania. Os alunos aprendem a descobrir relações, interrogar-se sobre os significados das interpretações dos fatos e continuar aprendendo (Hernández,1998), atribuindo sentido ao conhecimento e à vida que o cerca, possibilitando aprendizagens motivadoras, assim como processos de mudanças no âmbito escolar.
Author(s):
Analícia Bressane Lazaretti Froldi
Escola Comunitária de Campinas
Brazil
Eliane Palermo Romano
Escola Comunitária de Campinas
Brazil