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316.CAMINHOS ENTRE O FEEDBACK DO PROFESSOR E O ENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL DOS ALUNOS
Estudos realizados na área da Psicologia e da Educação têm realçado como o feedback do professor pode contribuir para o envolvimento dos alunos nas atividades escolares. O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados do projeto Feedback Identidade e Trajetórias Escolares (PTDC/CPE-PEC/121238/2010) que confirmam a afirmação anterior. Concretamente, 1089 alunos de Portugal continental do 6 º, 7 º, 9 º e 10 anos de escolaridade responderam a três questionários: um sobre a percepção de feedback dos professores, outro sobre identificação com a escola e o terceiro sobre envolvimento comportamental. A mediana da idade dos alunos era 13 anos, sendo 52% do sexo feminino. Os resultados revelam que a perceção dos alunos sobre o feedback do professor se relaciona com o envolvimento comportamental em relação às actividades escolares e que esta percepção sobre o feedback do professor tem ainda um efeito direto nos seus sentimentos de valorização pessoal, manifestando-se em aspirações académicas mais elevadas e onde o abandono escolar é menos referido pelos alunos. Estes resultados sugerem que o uso que o professor faz do feedback em sala de aula manifesta-se no envolvimento dos alunos nas actividades escolares e, consequentemente, nas aprendizagens que realizam mas também nas aspirações que vão construindo acerca das suas trajectórias escolares.Author(s):
Carolina Carvalho
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Portugal