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315.A AUTOAVALIAÇÃO E A HETEROAVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS PARA AS APRENDIZAGENS
A educação contemporânea tem vivenciado um grande desafio para se ajustar às demandas impostas pelo mundo atual, exigindo uma formação que atenda às reais necessidades dos estudantes, considerando, especialmente, o papel da avaliação praticada no interior das salas de aula. Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida sobre os processos de avaliação, ensino e aprendizagem na unidade curricular “Avaliação das Aprendizagens”, a partir das percepções dos estudantes de Mestrado em Ciências da Educação de uma universidade portuguesa, levando-se em conta os objetivos e as características do trabalho pedagógico na unidade curricular, bem como a maneira como os estudantes se apropriam do conhecimento trabalhado. A pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas, questionário e análise de registros avaliativos. Os resultados demonstraram mudança no comportamento e na visão dos estudantes sobre as suas aprendizagens, apontando a autoavaliação e a heteroavaliação como procedimentos de avaliação formativa relevantes de motivação e de envolvimento para suas aprendizagens, o que desafia as práticas pedagógico-avaliativas a levar em consideração aspectos por eles apontados. Os dados revelam ainda que a concepção e a prática docente estão intimamente relacionadas à participação/interação/envolvimento dos estudantes nas estratégias pedagógico-avaliativas, o que facilita, sobremaneira, as aprendizagens, uma vez que a avaliação tem papel preponderante na organização do trabalho pedagógico.Author(s):
MARIA SUSLEY PEREIRA
Brazil