Full Program »
311.Fluência Leitora e Motivação para a Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico
Diversas investigações em contexto educativo têm destacado a importância da componente afetiva e motivacional para a aprendizagem da literacia como fator complementar aos aspetos cognitivos, metalinguísticos e de domínio técnico da linguagem escrita. O objetivo deste estudo consistiu em explorar as relações entre as diversas dimensões da motivação para a leitura e a fluência leitora no 1º e no 3º ano do Ensino Básico. Participaram 98 crianças de ambos os géneros com estatutos socioeconómicos diversificados, que frequentavam escolas da região de Lisboa. A avaliação da fluência leitora foi avaliada no final do 1º ano e no final do 3º ano através do ALEPE – Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu (Sucena & Castro, 2011). Os dados relativos à motivação foram recolhidos no final do 3º ano com a escala “Eu e a Leitura” (Monteiro & Mata, 2000), que avalia três dimensões: prazer/valor, autoconceito e reconhecimento social. No que se refere aos resultados da motivação, verificou-se que as médias obtidas foram superiores no reconhecimento social, seguido do autoconceito e do prazer/valor. Foram realizadas análises correlacionais entre a fluência de leitura e as pontuações obtidas por cada criança nas diferentes subescalas da motivação. Tanto no 1º como no 3º ano, obtiveram-se correlações positivas com valores mais elevados entre a fluência leitora e o autoconceito. Verificaram-se também correlações positivas embora com valores menores entre a fluência leitora e o reconhecimento social nos dois anos de escolaridade. No que diz respeito à dimensão do prazer/valor, apenas foram encontradas correlações positivas no 1º ano, não tendo sido obtidas correlações estatisticamente significativas no 3º ano. A presente investigação permite compreender de que forma as diferentes dimensões da motivação para a leitura têm relação com o desempenho académico e com as competências de leitura das crianças no 1º Ciclo do Ensino Básico.Author(s):
Ana Albuquerque
ISPA - Instituto Universitário
Portugal
Margarida Alves Martins
ISPA - Instituto Universitário
Portugal