Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

309.TRAJETÓRIA ESCOLAR DO ALUNO: OUVINDO ALUNOS DAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Objetivamos apresentar o resultado de uma pesquisa que resgatou a história escolar de alunos do ensino fundamental II (11-14 anos) com a intenção de entender a relação deles com a escola durante sua trajetória escolar. Para tal realizamos entrevistas semiestruturadas com 14 alunos que cursavam o oitavo (13 anos) ou nono anos (14 anos) de uma escola pública da cidade de São Paulo/Brasil. O referencial teórico discutiu às políticas públicas educacionais, a função social da escola, o papel da instituição escolar na vida da criança, a influência do professor sobre a visão escolar do aluno e o desenvolvimento infantil. Organizamos o material coletado a partir da análise de conteúdo nas seguintes categorias: Função da escola; Percepção da relação que estabeleciam entre si no início e na atual fase de escolarização; Diferenças apontadas entre os ensinos fundamentais I (6-10 anos) e II (11 a 14 anos); A influência dos professores sobre sua relação com a escola; Relação entre o que aprenderam na escola e as rotinas diárias e; Mudanças na escola. A análise revelou mudanças na relação do aluno com a escola durante sua trajetória escolar. Foram destacadas diferenças significativas entre os ensinos fundamentais I e II, principalmente com relação ao conteúdo ensinado, a estrutura e organização da escola e a didática dos professores. Um dado relevante foi a importância dada à escola para o futuro, seja o futuro profissional, com maior possibilidade de ascensão social, conforto e estabilidade financeira, seja ao acesso à cultura e ao desenvolvimento pessoal.

Author(s):

Rinaldo Molina    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Iara Pereira Tomich    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Rebecca Gerrasi Serrão    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Ruth Izabel Vasconcelos Lyra Romero Espinosa    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Mariana Caputo Alves Ferreira    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Isabel Raele França    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Bruno César Ferrari    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Tiago Pilotto Rodrigues Alves    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

Carolina Gouvea    
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC