Full Program »
309.TRAJETÓRIA ESCOLAR DO ALUNO: OUVINDO ALUNOS DAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Objetivamos apresentar o resultado de uma pesquisa que resgatou a história escolar de alunos do ensino fundamental II (11-14 anos) com a intenção de entender a relação deles com a escola durante sua trajetória escolar. Para tal realizamos entrevistas semiestruturadas com 14 alunos que cursavam o oitavo (13 anos) ou nono anos (14 anos) de uma escola pública da cidade de São Paulo/Brasil. O referencial teórico discutiu às políticas públicas educacionais, a função social da escola, o papel da instituição escolar na vida da criança, a influência do professor sobre a visão escolar do aluno e o desenvolvimento infantil. Organizamos o material coletado a partir da análise de conteúdo nas seguintes categorias: Função da escola; Percepção da relação que estabeleciam entre si no início e na atual fase de escolarização; Diferenças apontadas entre os ensinos fundamentais I (6-10 anos) e II (11 a 14 anos); A influência dos professores sobre sua relação com a escola; Relação entre o que aprenderam na escola e as rotinas diárias e; Mudanças na escola. A análise revelou mudanças na relação do aluno com a escola durante sua trajetória escolar. Foram destacadas diferenças significativas entre os ensinos fundamentais I e II, principalmente com relação ao conteúdo ensinado, a estrutura e organização da escola e a didática dos professores. Um dado relevante foi a importância dada à escola para o futuro, seja o futuro profissional, com maior possibilidade de ascensão social, conforto e estabilidade financeira, seja ao acesso à cultura e ao desenvolvimento pessoal.Author(s):
Rinaldo Molina
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil
Iara Pereira Tomich
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil
Rebecca Gerrasi Serrão
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil
Ruth Izabel Vasconcelos Lyra Romero Espinosa
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil
Mariana Caputo Alves Ferreira
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil
Isabel Raele França
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil
Bruno César Ferrari
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil
Tiago Pilotto Rodrigues Alves
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil
Carolina Gouvea
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Brazil