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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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307.PENSANDO SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO: O QUE SABEM ESTUDANTES DE ESCOLA PUBLICA DE SALVADOR-BAHIA-BRASIL

Questões relativas à sexualidade e gênero fazem parte das vivências e conversas entre adolescentes no cotidiano escolar, não obstante, muitos destes jovens não têm acesso a informações adequadas, devendo a escola comprometer-se com a transmissão de saberes sistematizados que contribuam para o pleno exercício da sexualidade de forma responsável e segura e com a superação de desigualdades nas relações de gênero. Este trabalho visa apresentar resultados de pesquisa desenvolvida em 2015 com estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Salvador-Bahia, que objetivou: identificar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação à sexualidade e gênero de forma a nortear as ações a serem desenvolvidas na escola. Metodologia: Para a recolha dos dados foi utilizado o questionário fechado elaborado para a pesquisa. As questões foram divididas em três blocos de temas: o Início do namoro e da vida sexual; se sabem, o que sabem e como adquirem conhecimentos sobre sexo e sobre papéis sociais masculinos e femininos. Participaram do estudo 52 estudantes, 24 meninos e 28 meninas com idades entre 12 e 16 anos. Resultados: sobre o Início do namoro 45,8% dos meninos acham que meninas devem começar mais tarde. O início da atividade sexual, tanto meninos (66,7%), quanto meninas (71%) concordam que as meninas devem começar mais tarde. O conhecimento em relação a sexo (29,2%) dos meninos quanto (32%) das meninas pensam que rapazes sabem mais. Quanto aos papéis sociais masculinos e femininos 66,7% dos meninos e 60,7% das meninas afirmam existirem atividades próprias para cada sexo, embora concordem que não deva haver diferenças em relação à preocupação com uso de contraceptivos e aos cuidados com os filhos. Conclusão: Espera-se que os conhecimentos prévios expressos pelas (os) jovens possam contribuir para a criação coletiva de estratégias pedagógicas que potencializem a construção e partilha de conhecimentos sobre sexualidade com vistas a uma vivência mais plena e saudável e o estabelecimento de novas relações de género pautadas em princípios de igualdade e respeito à diversidade.
Palavras-chave: Sexualidade, Conhecimentos Prévios, Gênero, Adolescência.

Author(s):

Carmedite Silva    
Universidade de Lisboa
Brazil

Ivanete Alves de Sousa    
UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA
Brazil

Sara Bahia    
Universidade de Lisboa
Portugal

Deise Silva    
Universidad de la Empresa
Brazil

 

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